Resenhas, artigos e contos

Resenhas, artigos e contos

[Resenha - Filme] M, O Vampiro de Düsseldorf

Desconfigure sua percepção de cinema moldada pelos blockbusters hollywoodianos e esteja aberto para a recomendação de um filme alemão produzido em 1931 chamado M, O Vampiro de Düsseldorf, dirigido por Fritz Lang. Trata-se da história de um infanticida que motiva uma dura investigação policial para encontrá-lo, gerando um panorama desordenado na cidade ao afetar a vida de pessoas comuns, políticos e até mesmo outros bandidos. É a trajetória de como um simples assassino em série pode perturbar o curso normal de uma sociedade.

Esse foi um dos primeiros filmes a fazer o uso do som dentro das próprias cenas, uma característica inovadora responsável por transformá-lo em um clássico do thriller policial. A maioria das cenas é muito bem concatenada, e os pequenos detalhes do cenário carregam alguma simbologia e significância para o enredo; recursos de admirável criatividade, uma vez que os filmes atuais carecem do engenho de equilibrar o cenário e seus elementos em conformidade com a trama. No entanto, muitas cenas que envolvem a leitura ou visão de algum texto são paradas justamente para que o espectador consiga acompanhar esse elemento em sua totalidade, algo que nos filmes de hoje não é possível por conta de nossa pressurosa visão de mundo.  Outro aspecto positivo, realçado pelo fato de ser um filme preto e branco, é o uso de luz e sombras nas cenas para criar um clima de suspense.

O ator Hans Beckert, que interpreta Peter Lorre, o assassino, faz uma atuação extremamente instigante, mostrando-se como um homem perturbado, ingênuo e covarde. Mas até a história focar-se no assassino, ela apresenta algumas sequelas dos assassinatos. Os núcleos de personagens vão lentamente ganhando espaço no desenvolvimento quando finalmente chegamos à disputa entre a polícia e a máfia, esta última motivada pelas fortes providências policiais no encalço do serial killer, consequentemente atrapalhando os negócios entre os criminosos.

Por último, o filme ainda possui alguns toques de humor e cenas caricatas, além de uma linguagem cinematográfica aproveitada por gerações posteriores. Um clássico da ficção policial no cinema, e que você pode assisti-lo integralmente no youtube.