Resenhas, artigos e contos

Resenhas, artigos e contos

Light Novel: Mangá + Literatura

Um estilo literário que poucos conhecem, mas vem se destacando principalmente por causa da profusão da cultura dos mangás e animes em nosso país, são as light novels. De forma bem direta, a ideia básica e aparente de uma light novel é evidenciada na fórmula abaixo:

Mangá + Literatura = Light Novel

Certamente essa representação abre um leque de hipóteses ao leitor que ainda desconhece esse tipo de literatura. Então, para ser mais preciso, light novels são romances que possuem ilustrações ao estilo mangá. Obviamente, esse estilo possui características peculiares que o distingue da literatura convencional. São eles:

  •  O enfoque nos diálogos em detrimento da narração. Da mesma forma que os diálogos são importantes num mangá, não é diferente nas light novels, uma vez que essa mídia procura se aproximar dos mangás em sua forma de contar histórias.
  • Ilustrações referentes às passagens da história. Geralmente os desenhos podem ser de página inteira. Algumas light novels podem ter ilustrações em abundância e outras nem tanto.
  • Narrativa prática, voltada mais para a ação do que para a descrição, já que em algumas ocasiões há um respaldo descritivo através das ilustrações. Além do mais, isso torna o desenvolvimento do romance mais acelerado.
  • Linguagem moderna e menos rebuscada, caracterizada por um tom coloquial, descrições simples e frases objetivas; tudo isso para tornar a leitura mais ágil.
  • O público-alvo normalmente é focado nos adolescentes e jovens adultos, sendo estes também os principais consumidores de mangás.
  • Histórias com temáticas semelhantes aos mangás. Como é uma literatura que importa muito da mídia “manganesca”, os gêneros mesclam um pouco da literatura convencional (romance policial, ficção científica, sobrenatural, terror…) com os gêneros inerentes aos mangás e animes (shonen, shojo, seinen…).

Pelos atributos listados acima, não é inesperado que algumas light novels tenham ganhado adaptações de animes. Shakugan no Shana, Full Metal Panic e Slayers (que alguns devem lembrar vagamente devido às exibições na TV aberta) são apenas alguns exemplos.
Aqui no Brasil, temos publicações de light novels de mangás conhecidos pelos otakus brasileiros como Death Note: Another Note (você pode conferir minha resenha aqui), Cavaleiros do Zodíaco — Gigantomarquia, e outros nem tão populares como Gravitation e Tarot Cafe.