Resenhas, artigos e contos

Resenhas, artigos e contos

Jornada de Maio/2013




Aqueles que me recomendaram a não iniciar uma carreira literária com uma saga podem esboçar satisfação, pois colocarei em hiato a escrita do primeiro volume de minha série. Motivo? Estou há anos cozendo o enredo, a estrutura, os personagens, e sinto que, mesmo conseguindo amadurecer o projeto, ele ainda necessita de alguns cuidados e bastante tempo para ser finalizado. Às vezes sinto que estou correndo numa esteira, posso estar exercitando minha escrita, mas não estou conhecendo outros lugares. Digo isso porque acho necessário não abraçar demais um projeto quando este toma praticamente todo o seu tempo de escrita e por um período exorbitante, enquanto a criação de projetos novos é jogada para escanteio. 

Já parei diversas vezes meu projeto, escrevendo contos nesse meio tempo e desenvolvendo outras ideias (foi assim que veio a decisão de voltar com o Doppelgänger, que escrevo sempre quando dou um tempo no meu projeto principal). Mas, dessa vez, irei dar um hiato bem longo e arregaçar as mangas num romance mais curto que poderá ser finalizado ainda esse ano (assim espero). Tendo em vista as dificuldades de construir uma série literária, optei por um romance de volume único e bem curto – acredito que 200 páginas são suficientes para narrar a história. Há um tempo, mencionei que tinha uma boa ideia para um livro infanto-juvenil com o mesmo número de páginas. Pois bem, não será essa a ideia que irei utilizar, pois a deixei de molho – vi que poderia amadurecer um pouco mais. Esse outro livro possui uma pegada mais young adult, como minha série literária, mas se passará no mundo real, obviamente, explorando determinados elementos fantásticos. Caso estejam curiosos: monstro é a palavra-chave do romance. Conforme for avançando na escrita, solto outras informações. 

A história semanal Doppelgänger continua firme em sua publicação. Particularmente, parece-me um enredo mais voltado ao pessoal mais jovem. Estou procurando dar um cuidado maior a ela para não quebrar a expectativa de quem vem acompanhando. Como já disse, irei escrevê-la até o final de seu primeiro volume (embora não possa precisar a quantidade de capítulos). Após sua finalização, pretendo revisá-la para que seja disponibilizada como e-book gratuito. Nesta semana, pedi a um desenhista para fazer uma imagem do Léo Ventura (protagonista) aos traços de um mangá. A imagem pode ser conferida ao lado e também na nova capa da história. 

Uma boa notícia na última semana foi a seleção do meu conto “Por isso eu gosto da cidade” para a antologia Daemonicus — Histórias Fantásticas de Demônios, organizada pela Georgette Silen, da editora Literata. Ou seja, terei que atualizar minha página de publicações (risos).  

2 comentários

Autor
avatar

Não sei se é um caso parecido com o seu Luiz, mas eu comecei com a Serpente de Fogo para ter algo mais concreto para apresentar, ao invés de ficar me envolvendo em outros projetos que não davam retorno.

Boa sorte com seu novo projeto e vou continuar acompanhando Doppelgänger!

Balas
Autor
avatar

A ideia do Doppelgänger entra nessa questão de ter um projeto palpável ao público mesmo antes de sua finalização. Como sou do tipo que procura gastar tempo demais garimpando a história, demoro muito tempo até apresentá-la a alguém.

Obrigado pela força, e também desejo sucesso para o Serpente de Fogo.

Balas