Resenhas, artigos e contos

Resenhas, artigos e contos

Jogando 8 e 16 bits [Sonic The Hedgehog #01 - Green Hill]

A área de games do Gole Nerd encontra-se meio carente, já que só produzi a resenha de um único jogo (Persona 4) e mais nenhum outro artigo focando meu lado gamer. Para compensar a falta de postagens, criei essa coluna chamada "Análise Retrô" em que avaliarei alguns jogos nostálgicos da era 8 e 16 bits. Não resenharei o game de uma vez só, farei aos poucos, de fase em fase, até para o texto não ficar muito comprido e a coluna render um pouco mais. 

Iremos começar com um dos mais famosos games 8 bits daquela época, Sonic The Hedgehog, nosso carismático personagem ouriço (por favor, não o confunda com um porco-espinho). Afinal, foi o primeiro game que joguei na vida.

Sonic The Hedghog foi lançado para Master System e Game Gear (o console portátil da Sega) em 1991. Trata-se de uma versão do Sonic lançado para Mega Drive (algo que desconhecia até alguns anos atrás, pois, na lógica, as versões de games de consoles mais modernos são reboots daqueles produzidos para os consoles antigos; logo, imaginei que o Sonic do Mega Drive que era uma versão melhorada do de Master System). No meu caso, o game vinha na memória do Master System III.

Há várias diferenças entre as versões dos consoles, mas irei mencioná-las ao longo da análise. Para os que não sabem, a história do game é bem simples. Sonic é um ouriço azul que habita a Green Hill, um dos cenários da South Island, junto com outros animais. Eles viviam em paz até que um gordo louco chamado Dr. Robotinik decidiu dominar o mundo usando o poder das Esmeraldas do Caos, itens que são fontes de energia, e transformou todos os animais da ilha em robôs para formar um exército. Sonic foi o único que conseguiu escapar, e agora ele precisa derrotar o Dr. Robotinik, recuperar as Esmeraldas do Caos e salvar seus amigos. Para ver a história completa da franquia, criada pela equipe Power Sonic, basta clicar aqui.

Na abertura do jogo, temos uma imagem semelhante a do Mega Drive, claro, com menos detalhes, além de um fundo escuro que, a meu ver, poderia ter sido substituído por alguma imagem fixa. Em seguida, outra diferença em relação ao console de 16 bits é a existência de um mapa da ilha, que marca o percurso a ser percorrido em determinada fase. Nessa mesma tela, há o marcador de vidas e o nome do cenário correspondente.



Em questão de jogabilidade, o personagem tem uma resposta precisa aos botões. A velocidade do Sonic, mais intensa do que se espera, pode gerar desconforto no começo e em algumas ocasiões do game, mas, no geral, não cria muitas dificuldades.

Durante o jogo, o personagem deve coletar anéis que irão protegê-lo dos inimigos, pois quando estes causam dano ao Sonic, ao invés do personagem morrer, ele permanece na fase pagando o preço de perder todos os seus anéis. Entretanto, se atacado pelo oponente sem  portar um único anel, o personagem morre. Na versão do Mega Drive, o jogador tem a chance de resgatar alguns anéis que saem do Sonic quando ele é atacado, mas já no console de 8 bits não há essa possibilidade, e o jogador é obrigado a procurar urgentemente por um único anel. Quando mais de 100 anéis são coletados, ganha-se uma vida. Porém, é preciso ficar esperto, pois ao fazer isso, em vez da contagem ficar na primeira centena de anéis, ela é novamente zerada, e o jogador corre o risco de morrer em algum confronto. Sonic pode ainda quebrar alguns monitores que lhe darão ajudas extras.

Green Hill Zone - Ato 1




A zona mais marcante da franquia, Green Hill (Colina verde), foi produzida para que o jogador tenha uma experiência agradável e divertida ao jogá-la. Obviamente, por ser a primeira fase, é a zona mais conhecida dentre os jogadores, visto que não podíamos salvar o game e éramos obrigados a começar a jogá-lo sempre do início. Green Hill não apresenta muitas dificuldades, e qualquer noob atual é capaz de passá-la sem ver um gamer over na tela; embora, quando criança, faltava-me um pouco de coordenação, pois era a primeira vez que apertava botões no controle.

Essa zona é um lugar tipicamente tropical, caracterizado por uma planície relvada, flores coloridas, coqueiros, totens, além do background com um rio (lembrem-se do mapa) com montanhas ao fundo (que mais parecem feitas de gelo). Os inimigos são bem fáceis, exceto quando o jogador dá bobeira e é surpreendido pelas bolinhas que alguns robôs lançam. A primeira fase pode ser zerada em menos de 30 segundos (para verem como é realmente fácil), mas como sou o jogador que gosta de "pegar (quase) tudo", demorei um pouco mais de tempo. Algo que acho meio exagerado nesse game é a espessura do espeto, praticamente similar ao corpo do Sonic. A música da Green Hill, assim como a das demais zonas, é simplesmente sensacional considerando que se trata de um 8 bit.

Green Hill - Ato 2



A segunda fase ocorre em sua maior parte numa espécie de caverna subterrânea e alagada. O gráfico pode não ajudar muito, já que quando criança o fundo da "caverna" me lembrava uma cortina vermelha. O jogador deve redobrar o cuidado nessa fase devido aos espetos fixados no teto.

Há situações em que os inimigos só podem ser eliminados fazendo o personagem girar no chão. Aliás, quando os robôs são derrotados, na versão do Master System, após um "puf", parece que eles são pulverizados. Já no Mega Drive, os animais transformados em robôs se libertam e desaparecem na fase.

Um fato sem lógica nessa fase é a permanência do Sonic debaixo d'água numa determinada parte do cenário. Posteriormente, na Scrap Brain Zone, o personagem precisa correr atrás de bolhas de ar enquanto avança debaixo d'água. Portanto, a mesma lógica não deveria ser aplicada nesse trecho cavernoso da Green Hill? 

É nessa fase que o jogador pode coletar a primeira das seis Esmeraldas do Caos. Nos demais games da franquia, são sete Esmeraldas (afinal, este é o símbolo da perfeição; lembrando que são elas que sustentam o mundo do Sonic). O limite máximo de anéis do segundo ato são 98, algo que me deixava frustrado quando criança, pois gostava de completar uma centena.

Fase Bônus 1



Muito mais simples e divertida que a versão do Mega Drive, com a diferença de que aqui o jogador irá procurar pelo monitor de "continue" em vez da esmeralda. Basta avançar com o Sonic pulando de mola em mola, desviando de alguns tubos que rebatem o personagem, até o final da fase após ter encontrado o "continue" (a possibilidade de permanecer no jogo com mais três vidas depois que elas são zeradas), além de aproveitar para pegar uma boa quantidade de anéis para ganhar mais uma vida ou fazer mais pontos.

Green Hill - Boss


  
O momento do confronto com o Chefão. Embora o nome do vilão seja Robotink, 99% dos gamers continuam o apelidando dessa forma. E eu pensando que Don Corleone fosse o único chefão.

Mais uma diferença significativa com o game do console de 16 bits é que a fase do boss NÃO tem um único anel. Ou seja, se vire para vencer o Chefão sem morrer. Felizmente, o percurso até o confronto é bem curto e não há qualquer monstro no caminho. Basicamente, basta apenas derrotar o Robotinik para avançar no jogo.

Para compensar, a luta é muito mais simples (e boba) que a da Green Hill do Mega Drive. Basta acertar a nave do Chefão 8 vezes (sempre). No final, encontramos a jaula onde jazem os animais capturados pelo Robotinik e os libertamos.


Confira  meu gameplay (sem voz) da Green Hill Zone.

1 comentários:

Autor
avatar

QUER FAZER PARCERIA COMIGO?. " EU SÓ FAÇO PARCERIA COM O LINK" PARA EU, ACEITA SEU PEDIDO DE PARCERIA VOCÊ TEM QUE PRIMEIRO ADICIONAR MEU LINK. E DEPOIS PEDIR A PARCERIA. NÃO IMPORTA SE VOCÊ TEM UMA OU DEZ, VISITAS POR DIA. O QUE IMPORTA É MEU LINK TÁ NO SEU BLOG, PODE SER NA PÁGINA PRINCIPAL OU NUMA PÁGINA INTERNA.
“Atenção: Informe na mensagem que você me enviar . A categoria do seu blog. E O NOME DELE, OU SEJA A URL”
MEU BLOG: marciagames.blogspot.com.br

Balas