Resenhas, artigos e contos

Resenhas, artigos e contos

[Resenha - Guerra Mundial Z] O exército de zumbis de level 99



Guerra Mundial Z, dirigido por Marc Forster, é um filme baseado no best-seller de Max Brooks e um dos mais aguardados blockbusters de 2013. O trailer despertou grande expectativa pelas cenas de ação, sem contar a presença de Brad Pitt para atrair um público adicional. Contudo, as histórias de zumbis já não impressionam por estarem tão em voga na mídia. Guerra Mundial Z teria de apresentar alguma inovação em relação ao lugar comum deste gênero se desejasse não ser um fracasso. Infelizmente, nem chegou perto. A única característica incomum na trama foi o fato dos “zumbis” serem de level 99.

Não sei quais são as diferenças do filme para o livro, pois não o li, mas Guerra Mundial Z não passa de um filme normal em meio às histórias de apocalipse zumbi, com a única exceção de que os zumbis não são os estereótipos que conhecemos e sim seres incrivelmente ágeis. A história é basicamente a de um investigador, Gerry Lane, que sai numa missão pelo mundo para descobrir a origem desse misterioso vírus. A motivação do personagem é unicamente proteger sua família que está acolhida num navio militar, e caso ele se negue a cooperar com a missão, sua esposa e filhos serão realocados para um local seguro (embora nenhum local do planeta esteja realmente a salvo dos zumbis, visto que até uma cidade de Israel, que construiu muros altos antes da infecção global, sucumbiu). A empreitada consistia em acompanhar um jovem médico prodígio a um determinado local onde encontrariam pistas sobre o vírus, mas ele acabou morrendo e o protagonista viu-se na missão de descobrir sozinho os mistérios a respeito da infecção. 

O diferencial do filme consiste nas cenas de ação de tirar o fôlego. Sempre está acontecendo algo para tirar o tédio do espectador. Há alguns sustos, mas também momentos previsíveis incluindo a parte final do filme. Um segundo ponto bastante positivo é a trilha sonora, instigante, marcante e adequada ao tom da história. Em suma, o filme prende mais pelas cenas intensas do que pelo seu enredo que deixa muito a desejar.


4 comentários

Autor
avatar

Eu até gostei, achei divertido. Também não li o livro, mas pelo que sei o personagem Gerry Lane não existe e a história é contada através de relatos. Imagino que deve ser bem diferente do filme.

Balas
Autor
avatar

Apenas senti uma carência no enredo; acho que poderia ter sido melhor. Não sabia que o livro era assim. Mas então é uma adaptação bem forçada, e nem adianta muito comparar a obra com o filme nesse caso.

Balas
Autor
avatar

Estou super curiosa com o livro e ainda não tive tempo de ler! Fiquei mais curiosa agora que li a sua opinião!

www.universodosleitores.blogspot.com.br

Balas
Autor
avatar

O livro parece ser realmente bem diferente do filme. Pode ser que valha a pena.

Balas