Resenhas, artigos e contos

Resenhas, artigos e contos

Viagem à lua. O primeiro filme de ficção científica

Imagine-se no princípio do século XX. Olhe para o céu à noite, vislumbre nosso satélite natural e devaneie: como será lá em cima? Desprovidos do largo conhecimento científico que temos hoje, o imaginário popular a respeito da Lua era fervilhante. Esse é um dos pontos trabalhados no filme francês Viagem à lua (Le Voyage Dans La Lune), lançado em 1902, dirigido e protagonizado por Georges Méliès, grande precursor do cinema.

É considerado um dos primeiros trabalhos de ficção científica da sétima arte, inspirado nas obras Da Terra à Lua (De la Terre à la Lune) de Julio Verne e Os Primeiros Homens na Lua (The First Men in The Moon), de H.G.Wells. A película conta a história do professor Barbenfoullis (Georges Méliès), que, junto a outros astrônomos, constroem um foguete para uma expedição à Lua. Após se chocarem com o “olho da Lua” (imagem icônica do cartaz do filme), descobrem que o satélite natural é habitado por alienígenas conhecidos como selenitas. Diante da hostilidade dessa raça lunar, os astrônomos tentam regressar à nave e voltar para a Terra.

Por ser datado de mais de um século, vale ressaltar que o filme é mudo. Naquela época, a trilha sonora dos filmes era produzida por uma orquestra nos momentos de exibição no cinema. E como também não há falas, o espectador precisava inferir a narrativa a partir da atuação mímica dos atores. Embora estejamos acostumados (e até presos) aos moldes do cinema hollywoodiano, é um filme de apenas 15 minutos que pode ser usufruído e compreendido se o assistirmos com a mente aberta.

Como supracitado, ele mostra a mentalidade popular e fantástica de cem anos atrás, ressaltada em alguns momentos do filme: na cena em que o foguete aterrissa no “olho” da Lua, já que a olhando da Terra nos parece ter forma de uma face; as estrelas colocadas como pessoas, seguindo o pensamento de que viramos uma estrela ao morrermos; e os planetas representados pelos deuses romanos. É como uma história curiosa e ingênua construída pela imaginação fértil de uma criança hoje em dia.

 Viagem à lua e seu diretor, Georges Méliès, foram homenageados no filme A Invenção de Hugo Cabret.
Por se tratar de um filme mudo, há inúmeros vídeos com trilha sonora distinta. Escolhi esse vídeo postado recentemente no youtube pelo fato do ritmo da música seguir a dramaticidade das cenas.



1 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.