Resenhas, artigos e contos

Resenhas, artigos e contos

[Resenha: A Torre Negra Vol.3: As Terras Devastadas] A Jornada Começa!



Editora: Suma das Letras
Autor: Stephen King 
Ano: 2005 (originalmente em 1986)
Páginas:526
Skoob
Onde comprar? Saraiva
Sinopse:O Terceiro volume da saga "A Torre Negra", Roland, o último pistoleiro, se aproxima ainda mais da Torre Negra de seus sonhos e pesadelos - Atravessando um deserto amaldiçoado em um mundo macabro que é uma imagem distorcida do nosso próprio mundo.






Resenha
 Em O Pistoleiro, primeiro volume da Torre Negra, somos jogados no Mundo Médio sem qualquer referência ou explicação do que está acontecendo com esse mundo que "seguiu adiante", simplesmente acompanhamos o pequeno arco de um pistoleiro perseguindo um misterioso homem de preto, e a história termina com um aspecto introdutório de que a trama (re)começará daquele ponto. No volume seguinte, A Escolha dos Três, o cenário da história dividi-se entre a nossa realidade e o Mundo Médio de Roland de Gilead; novos personagens, que irão compor o núcleo de aventureiros do pistoleiro em busca da Torre Negra, são apresentados em luta com seus próprios conflitos internos. Já em As Terras Devastadas, a jornada de Roland finalmente parece ter início, além da adição do último membro de seu grupo que faz uma ponte com acontecimentos mostrados no primeiro livro. 

O terceiro volume de A Torre Negra comporta-se como uma mescla de seus dois volumes anteriores, tanto em relação a linguagem, que procura ora ser mais metafórica ora mais objetiva, quanto em relação ao enredo, que retoma os portais do segundo livro e o clima de aventura do pistoleiro pelas regiões do Mundo Médio no primeiro volume. Stephen King finalmente começa a inserir algumas explicações de como o mundo de Roland funciona e deixa o leitor um pouco mais familiarizado com esse cenário que guarda semelhanças com nossa própria realidade. Magia e tecnologia parecem coexistir num mundo que vai se deteriorando a cada segundo.

O grupo de Roland recebe (provavelmente) seu último membro, o garoto Jake Chambers apresentado no primeiro livro. É interessante a ponte com O Pistoleiro, visto que este não contribuía significativamente para o desenvolvimento da trama que parece tomar forma somente no segundo livro. A transição de Jake para o Mundo Médio - essa foi a minha impressão - demonstra que nossa realidade e o universo de Roland não são mundos paralelos e sim perpendiculares, como se a "linha" de nossa realidade gerasse uma linha perpendicular de um outro mundo, o que bate com a teoria de tudo estar se expandindo - um universo dentro de outro - apresentada no final de O Pistoleiro.  

Dessa forma, Roland, forma um grupo bastante heterogêneo: Eddie Dean, um ex-viciado em drogas com um conflito interno por causa de seu irmão mais velho; Susanah, uma mulher paralítica que é a união de duas personalidades que deram bastante trabalho a Roland e Eddie; Jake, o menino que Roland encontrara e deixara-o "morrer" em O Pistoleiro; e até mesmo um mascote, um Trapalhão chamado Oi que tenta repetir a última palavra de uma fala humana. Contudo, o passado do protagonista ainda continua misterioso, apenas pincelado em algumas passagens da saga até o momento. Felizmente, o suspense de fundo histórico de Roland enaltece a curiosidade do leitor que não vê a hora para conhecer um pouco mais sobre esse personagem pitoresco.

As Terras Devastadas é superior ao seu antecessor (particularmente, eu gosto mais do primeiro, apesar da trama que não explica nada) e termina com um cliffhanger que mais parece o fechamento de um capítulo, sem um desfecho que encerre algumas questões da trama, o típico final que deixa um gosto de "preciso ler logo o próximo". 

2 comentários

Autor
avatar

Agora fiquei mais tentado a começar a coleção, quase comprei o 1° no submarino agora no Natal mas optei por outros no meu pacote de livros.

Balas
Autor
avatar

Pois é, os livros do King são bem caros. Mas sugiro que se for comprar essa saga, fique de olho na submarino, e se puder, compre a coleção inteira que sai bem mais barato (se estiver em promoção). Ou, se preferir, a versão pocket está com um preço bem doce se comparado a edição original.

Balas