Resenhas, artigos e contos

Resenhas, artigos e contos

Links interessantes da semana #1

Essa seção é dedicada a divulgar os textos mais interessantes que li na internet durante esta última semana.

Soberba acadêmica, um pecado capital 


Este artigo discorre sobre a vaidade que infecta o mundo acadêmico. Afinal por que o acadêmico tem essa obsessão de satisfazer-se nesse microcosmo? Qual a razão de sacrificar a própria humanidade por alguns degraus de ascensão?
Em quatro anos e meio de faculdade, não alimentei qualquer interesse na área de pesquisa, por razões de não achar um tema que valesse a pena e por querer focar minha energia em projetos de escrita. Mas foi tempo suficiente para tomar conhecimento de que, na universidade, em geral, o aluno é um subalterno de uma entidade chamada Academia, com a qual ele se depara em várias instâncias de sua vida acadêmica, seja na pele de um professor, na
ementa das disciplinas ou na obstinação em manter o CR elevado.

Produza contos para dominar a escrita 


Neste vídeo do canal Homo Literatus, Vilto Reis enfatiza e justifica a escrita de contos no aprimoramento do ofício de escritor. Ele também elege uma lista de livros de contos como sugestão de leitura.
Eu também considero esse gênero narrativo como o ideal para um escritor iniciante (aquele que ainda está lutando para publicar seu primeiro trabalho). Por isso há algum tempo venho me dedicando, ao meu ritmo, na composição de contos. Dois deles podem ser lidos aqui no blog, o Você nunca soube e o Verbos Fantásticos

Veja a evolução de ilustradores no antes e depois de seus trabalhos 

Esse link contém imagens com ilustrações do antes e depois de ilustradores aprimorarem suas técnicas de desenho. O artista começa do zero, como qualquer pessoa normal (talvez, você que estela lendo essa postagem), e evolui com o passar do tempo. Todo artista que você conhece está em diferentes degraus em um infinito processo de amadurecimento, incluindo aqueles que ainda estão no primeiro degrau.
Comecei a escrever para a internet em 2008, e ainda guardo alguns escritos comigo em um backup. Vez ou outra eu abro aqueles documentos e fico... envergonhado? Não mesmo. Eles são a prova de minha evolução como escritor ao longo de todos esses anos.

Roberto Bolãnos Gomez fala porque o Chapolin é verdadeiro herói 


Nesta entrevista de 1987, o nosso conhecido “Chaves” fala porque não considera Batman e Superman como figuras heróicas.
Dentre todos os super heróis estadunidenses, eu sempre gostei mais do Homem Aranha pela sua vida mais humilde se comparada aos outros “heróis”. Porém, quando comparamos o cabeça de teia com o Chapolin Colorado, este possui uma afinidade muito maior conosco. O Chapolin é uma pessoa normal tal qual seu espectador, aquela pessoa com inúmeros defeitos e que, ainda assim, enfrenta seus medos, como Bolãnos apontou na entrevista, seja essa pessoa adulta, adolescente ou criança.