Os capítulos iniciais concluíram o arco do shinigami.
Tal como no episódio do hotel, os personagens secundários foram os verdadeiros
protagonistas, com destaque para o Karasuma e a Irina. A bitch-sensei, aliás, ganhou
mais profundidade nesse arco, atuando, de fato, como uma femme fatale. Algumas cenas de seu passado mostraram o que a turma
E já havia percebido, que Irina havia crescido “sem juntar algumas peças
necessárias para se tornar adulta”.
Após o caso do shinigami, o mangá volta a focar nos
conflitos educacionais, dessa vez, indo além do campo estudantil e chegando ao
núcleo familiar. A figura dos pais já foi referenciada em outros momentos da
história, quando associada ao (fraco) desempenho escolar dos filhos, e agora é
explorada para mostrar um problema que, com certeza, afeta milhões de jovens
como o Nagisa: o filho(a) como um complemento da mãe ou do pai. Se o filho
possui algum desejo, este é sobreposto pelo dos pais, assim como qualquer
estilo de vida pretendido. Infelizmente, são comuns os casos em que os pais
enxergam os filhos como um pedaço de si mesmos, em vez de uma pessoa com
objetivos próprios, uma existência autônoma.
Na história, Nagisa usa um jogo de videogame como uma
metáfora para sua vida. Ele seria o “replay” do jogo de sua mãe, uma segunda
rodada na qual ela não falharia; ou seja, o filho é a continuação de uma vida
que a mãe não alcançou. Por isso que Nagisa tem cabelos longos (mesmo que os
deixe presos), pois sua mãe tenta deixá-lo com uma aparência feminina,
simplesmente porque queria ter tido uma menina para continuar os sonhos dela.
Quem você acha que te sustentou até agora? Tem noção de quanto dinheiro e trabalho eu investi em você? Paguei o cursinho! Estou pagando uma escola particular! Faço sua comida mesmo estando exausta do trabalho! Não reconhece um pingo do meu esforço! Sofreu lavagem cerebral daquele professor careca idiota! Só aprendeu a me desobedecer! Alguém como você precisa ser reconstruído por inteiro!
Mãe do Nagisa
Mais uma vez, o mangá estimula que o estudante se
livre de possíveis correntes que estejam matando sua liberdade. Como sempre,
Koro-sensei aposta no talento de seu aluno, mesmo que este, no caso de Nagisa,
seja um talento para o assassinato (literalmente). O professor se vê numa
difícil situação sobre como orientar seu aluno a respeito dessa habilidade, mas
nada como um bom diálogo e o tempo para fermentar essa decisão.
Se tiver a intenção de matar (no sentido metafórico), pode fazer qualquer coisa. A primeira rodada de sua vida... começou nesta sala de aula.
Koro-sensei
Por fim, o volume finaliza com um capítulo
introdutório do arco seguinte, que traz de volta a rivalidade entre a turma A e
a turma E num festival escolar. Enquanto um lado abusa dos privilégios de sua
hierarquia social, o outro usa criatividade e conhecimento sob a orientação de
um professor alienígena.