Resenhas, artigos e contos

Resenhas, artigos e contos

[Guardians: Volume 1, de Luciane Rangel] Saído do mundo das fanfics

Resenha publicada no meu antigo blog em 02/03/2012

Editora: Lexia
Autor(a): Luciane Rangel
Ano: 2010
Páginas: 359

Sinopse:
O mundo dos homens é protegido do mundo de malignas criaturas por uma barreira dimensional. Frágil e sob constante ameaça, ela é protegida por doze guerreiros sob os signos das estrelas: os Guardiões. A missão desses jovens, que contam com poderes sobre-humanos, é evitar que catástrofes tomem o mundo, fechando uma fenda na barreira e impedindo a passagem dos monstros. Porém, por mais que tenham incríveis poderes, as fraquezas inerentes aos humanos – o amor, o ódio, a vingança e a hesitação – continuam presentes, tornando a missão um pouco mais difícil do que parecia ser...

  

Fic Guardians

O mundo das fanfics é um espaço interessante onde escritores e leitores desdobram alguma paixão em comum. Um fã de Harry Potter, por exemplo, pode ler e escrever histórias no mundo criado por J.K.Rowling, e de maneira alguma isso aflige os direitos autorais, uma vez que a criatividade do fã que escreveu a fanfic não está voltada ao ganho financeiro, mas simplesmente ao retorno de leitores. Embora a maioria das fanfics não contenha uma escrita apreciável do ponto de vista linguístico, ou mesmo da coerência de enredo, ou ainda careça de fidelidade à obra original, é um meio estimulante à leitura e escrita. Eu mesmo já fiz parte desse cenário, escrevendo fanfics de Naruto e... bom, acho que foi só de Naruto.


Mas, no âmbito das fanfics, também há as fics, que diferente daquelas, são histórias originais não baseadas em qualquer outro universo já criado. Era nessa categoria que eu mantinha minha escrita e leitura há alguns anos. Guardo lembranças nostálgicas dessa época, e dentre as minhas leituras estava Guardians, de Luciane Rangel.

Guardians provavelmente foi uma das primeiras fics que comecei a ler. Vê-la publicada traz-me um sentimento de admiração. Na ocasião, fez muito sucesso pelos fóruns e sites por onde passou, angariando um bom número de leitores. Eu era um deles. Porém, como não gostava (e ainda não gosto) de ficar lendo muitos textos na tela do computador, acabei deixando a leitura em hiato para retomá-la em algum momento futuro. Para quem não sabe, as fics geralmente são lançadas em intervalos regulares; os autores, antes mesmo de escreverem toda a história, colocam capítulos à disposição do público leitor: é como se esperássemos o capítulo de um mangá ou o episódio de uma série a cada semana (embora o lançamento dos capítulos não cumpra necessariamente o intervalo de uma semana — aqui encaixava-se Guardians —, dependia muito do autor). Por isso, se tem algo que me arrependo foi de não participar daquele processo de feedback animado de comentar os capítulos após serem lançados. 

Felizmente, agora, com o primeiro volume da fic escrita pela Luciane, poderei  compensar um pouco as impressões que deixei de exprimir. 

Os desenhos

Independentemente da história, é difícil imaginar Guardians sem os desenhos da Ana Cláudia Coelho, a desenhista responsável por todas as imagens presentes no livro. Embora seja muito natural que o leitor esboce ao seu jeito os personagens de um livro, Guardians oferece uma imagem pronta dos personagens, num estilo que lembra os traços das animações japonesas. Não é por acaso, visto que tanto a autora quanto a desenhista são apaixonadas pela cultura oriental, fato este que é enaltecido pelo cenário onde a história se desenrola: o Japão. 


É uma pena que o livro não contenha todos os desenhos da Ana e sejam em preto e branco. Quando Guardians era uma fic, havia mais figuras e todas eram coloridas. A opção pelos desenhos ao longo do texto acaba por transformar o livro numa espécie de light novel


Escrita

Como mencionei acima, Guardians aproxima-se muito ao estilo de light novel, e provavelmente essa característica deve atrair o interesse dos leitores que curtem mangás e animes. A linguagem é objetiva e coloquial, contribuindo para o ritmo acelerado da leitura de quase 350 páginas em que muitos eventos acontecem. Para os que gostam desse estilo rápido de escrita, isso é um ponto a favor. 

As descrições sucintas, porém, poderiam ter sido deixadas de lado em alguns momentos que careceram de maiores detalhes para revelar melhor o ambiente onde os personagens estavam inseridos. Algumas peculiaridades de Tóquio ou de outros distritos visitados pelos personagens ganhariam mais vida na mente do leitor se fossem mais descritas. 

Infelizmente, o livro não contou com uma revisão apurada capaz de reparar alguns erros de escrita. A repetição de palavras e a descrição similar dos personagens para descrever determinadas ações também foi um aspecto negativo que pode aborrecer leitores mais exigentes. Erros do tipo são comuns de se ter numa fic, pois os leitores (pelo menos aqueles que têm um bom senso crítico) apontam para o autor um erro aqui e ali a fim de melhorarem o texto. Porém, num livro publicado não se tem essa chance, é preciso revisar o original o máximo possível para que ele tenha o mínimo de erros. Se houve alguma revisão de Guardians na passagem de fic para livro, não foi o suficiente para tapar alguns buracos. 

História

Apesar dos pontos negativos que acabei de ressaltar, Guardians tem um ás na manga, e foi isso que o tornou tão bem visto quando era uma fic: a história. Um grupo de guardiões, regidos pelos signos do zodíaco, que precisam se unir para lacrar uma fenda na barreira dimensional através da qual youkais invadem o nosso mundo pode parecer um enredo um tanto clichê e pouco atraente, mas não significa dizer que é uma história ruim. Nunca é bom julgar um livro pela sinopse, pois ela apenas sintetiza o pouco do que você vai encontrar, e não tudo o que você irá encontrar. Algo que sempre gosto de salientar é que o escritor não precisa de um enredo super inovador para contar uma boa história. Ele pode partir do básico, da mais simplória ideia, que nem por isso será necessariamente um história repetitiva e sem graça. O segredo reside em como será contada essa história, como se dará o seu desenvolvimento capaz de instigar o leitor através de uma temática simples. É aí que entra a criatividade do escritor. E a autora de Guardians conseguiu demonstrar essa criatividade.  

Apesar da sinopse apontar para eventos de fantasia, a história foca-se nas relações entre os personagens, relegando a parte principal da batalha dos guardiões contra os youkais e polvilhando o enredo com tramas mais realistas. Esse foi um ponto bastante chamativo em Guardians, pois no meio de uma história de fantasia, temos, por exemplo, questões de relacionamento homossexual, prostituição de jovens que são enganadas e levadas a outros países, e outros assuntos bem interessantes para se ter num gênero fantástico. Aliás, esse fato corrobora a classificação etária de 16 anos indicada na contra-capa. Mas convenhamos que num país como o Brasil, onde o entretenimento visual (novelas, filmes) está tão saturado de assuntos adultos, essa classificação poderia até mesmo decrescer um pouco.  

Não bastasse isso, os personagens são carismáticos. Compõem o ponto forte do livro, divertindo e emocionando os leitores. Cada um deles é dotado de personalidade, e a autora soube como guiá-los muito bem durante a história. 

A única crítica negativa que faço nesse quesito é sobre o final. Acredito que a Luciane tenha simplesmente dividido em três volumes os capítulos originais da fic. Ou seja, quando chegamos no final do livro, se parece apenas com o término de um capítulo qualquer. A autora poderia ter feito algumas alterações para fechar parcialmente algumas tramas e instigar o leitor para o próximo volume.



Guardians pela internet

Quando eu havia dito no começo do texto que Guardians foi um fenômeno no universo das fics, eu não estava de brincadeira. Por ter conquistado o respeito e a admiração de fãs, várias fanfics de Guardians foram escritas desde a sua criação. E isso não significa pouca coisa, pois é realmente difícil uma história despontar na internet a ponto de maravilhar os leitores. O fato de ver fanfics de sua própria história deve ser o feedback máximo para um “ficwriter”(escritor de fanfics e fics). 

No site http://livro-guardians.blogspot.com/ você poderá encontrar fanfics, os desenhos originais da história e muito mais. 


2 comentários

Autor
avatar

Eu gosto muito do trabalho da Luciane! Ela é cuidadosa e realmente os personagens são muito carismáticos!

Abraços, Isabela.

www.universodosleitores.blogspot.com.br

Balas
Autor
avatar

Sim, Isabela. A Luciane toma conta muito bem muito do trabalho dela, e é uma autora muito prestativa para com os leitores. Sem dúvida, os personagens de Guardians é o ponto forte do livro. Difícil esquecê-los.

Abraços.

Balas